sábado, 17 de março de 2012

Ensino Religioso sob a ótica de uma bruxa...

A bruxa Mavesper fala sobre
"o perigo da história única cristã"
no ensino religioso oferecido por nossas escolas!!!

terça-feira, 13 de março de 2012

Arthur Bispo de Rosário

ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO:
O ILUSTRE DESCONHECIDO

Centenário de Nascimento e Vinte Anos de Ausência



Arthur Bispo do Rosário, nasceu em Japaratuba – SE, no ano de 1909 (ou 1911, não se sabe ao certo), descendente de escravos africanos.Em 1925, muda-se para o Rio de Janeiro e torna-se marinheiro. Foi campeão brasileiro e sul-americano de boxe na categoria peso leve pela Marinha.Em seguida, passa a trabalhar na Light, empresa carioca de fornecimento de energia, e como lavador de bonde e borracheiro. Sofre um acidente de trabalho e resolve ajuizar uma ação contra a empresa, ocasião em que conhece o advogado Humberto Leoni, que passa a representá-lo na demanda judicial.Começa a trabalhar na casa do advogado, como empregado doméstico, fazendo serviços diversos e residindo no local.Na noite de 22 de dezembro de 1938, procura o patrão motivado por alucinações que lhe diziam que deveria apresentar-se à Igreja da Candelária. Peregrina pelas ruas, dirigindo-se a várias igrejas. Por fim, chega ao Mosteiro de São Bento, onde declara aos monges ser um enviado de Deus, incumbido da tarefa de julgar os vivos e os mortos.É preso como indigente e demente, sendo conduzido ao Hospital dos Alienados, um hospício situado na Praia Vermelha. Um mês depois, é transferido para a Colônia Juliano Moreira, no bairro de Jacarepaguá, onde permaneceria por cerca de cinqüenta anos.Foi diagnosticado como portador de esquizofrenia paranóide - que é um dos quatro tipos principais dessa patologia -, caracterizada pela ocorrência de visões, alucinações, sentimentos de perseguição e em que é comum o doente escutar vozes (FRANÇA, 2007).A partir desse período, começa a produzir seu trabalho artístico, motivado por um pedido de Deus para que reconstruísse o universo e registrasse a passagem divina pela terra. Aí, começa a história de Bispo do Rosário como artista plástico.
Estima-se que elaborou cerca de 1.000 peças, que permaneceram como propriedade da Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, hoje desativada comoo instituição manicomial e transformada no Museu Arthur Bispo do Rosário.
Bispo faleceu em 1989.

REFERÊNCIAS* FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal. Rio de Janeiro: Guanabara, 2007.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Hino Nacional Cantado por Indios Guarani

Hino Nacional Brasileiro Cantado por Indios Guarani do RS:


Aproveite e visite as demais páginas do site
que fala um pouco sobre a História e Cultura Indigena.
Trazendo conhecimentos e sugestões valiosas!!!

domingo, 11 de março de 2012

Ilê Aiyê: Que bloco é esse?


http://www.petrobras.com.br/queblocoeesse

Religião, fé, tradição e muito ritmo: o Ilê Aiyê é a cara da Bahia.
A Petrobras apresenta o primeiro mini-documentário do projeto ´Que Bloco É Esse?´, que conta um pouco da história do ´mais belo dos belos´.

Primeiro bloco afro da Bahia, fundado em 1974, o Ilê foi um dos primeiros grupos a dar uma conotação política ao Carnaval e é, até hoje, um dos grandes responsáveis pelo fortalecimento da identidade e do orgulho negro, mantendo viva a história de nossas raízes através da música e do som dos seus tambores.

Como diz o próprio nome do bloco, o Ilê Aiyê é a terra da felicidade. Vem descobrir junto com a gente que bloco é esse!

Assista o videoclipe do Ilê Aiyê com o Criolo: http://youtu.be/at0dpAA6dmk
Confira também o clipe do desfile do bloco no Carnaval de 2012: http://youtu.be/I4auE-7YzhE

Realização: New Content

Mulher: Josefina Serra dos Santos

JOSEFINA SERRA DOS SANTOS, nasceu no município de Cajapió , Povoado Manoel Bravo, no Estado do Maranhão . Aos oito anos de idade, foi trabalhar como empregada doméstica no Estado do Rio de Janeiro onde migrou com a família para o Distrito Federal.

Aos dezesseis anos foi classificada em primeiro lugar ao participar de um concurso promovido pela Fundação Educacional do Distrito Federal referente ao histórico do Banco do Brasil e do país.

Ainda exercendo a profissão de doméstica, Josefina começou a cursar Direito em uma universidade Particular do Distrito Federal. Mesmo com as dificuldades para manter-se nos estudos, formou-se e hoje exerce a profissão de Advogada.

Sua Militância inicia-se no Movimento Negro Unificado – MNU, na década de 80, onde desenvolveu projetos de capacitação e formação de jovens negras e negros no campo da estética.

Como advogada Dra. Jô, como é conhecida pela sociedade brasiliense, dedica-se a advogar pelos direitos humanos e inclusão social da população negra do Distrito Federal e Entorno.

Conselheira da OAB/DF e Secretária da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Direitos Sociais da OAB/DF, além de participar do RENAP – Rede Nacional de Advogados

Populares, uma articulação de caráter nacional que agrupa defensores dos direitos humanos e dos Movimentos Sociais, também participa do Setorial de Combate ao Racismo do PT/DF e advoga no Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST/DF e pelas Comunidades do Quilombo de Mesquita e Kalunga.

Em maio de 2011, assumiu o cargo de Coordenadora Para Assuntos da Igualdade Racial do Distrito Federal e no dia 02 de setembro com a Criação da SEPIR-DF, foi nomeada a primeira Secretária de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal.

Ascom/SEPIR

quarta-feira, 7 de março de 2012

MULHER: Simone de Beauvoir


09/01/1908 - 14/04/1986

Simone Lucie-Ernestine-Marie-Bertrand de Beauvoir nasceu em Paris, em 1908. Forma-se em filosofia, em 1929, com uma tese sobre Leibniz. É nessa época que conhece o filósofo Jean-Paul Sartre, que será seu companheiro de toda a vida.

Em 1945, ela funda, com Sartre, o combativo periódico Les Temps Modernes.

Escritora e feminista, Simone de Beauvoir fez parte de um grupo de filósofos-escritores associados ao existencialismo - movimento que teria enorme influência na cultura européia de meados do século passado, com repercussões no mundo inteiro.

Em 1949 publica O Segundo Sexo, pioneiro manifesto do feminismo, no qual propõe novas bases para o relacionamento entre mulheres e homens. Os Mandarins é de 1954; nesse mesmo ano, Beauvoir ganha o prêmio Goncourt.

Ela e Sartre visitaram o Brasil entre agosto e novembro de 1960; foram também a Cuba, recebidos por Fidel Castro e Che Guevara. Sempre tiveram marcada atuação política, manifestando-se contra o governo francês por suas intervenções na Indochina e na Argélia; contra a perseguição dos judeus durante a Segunda Guerra; contra a invasão americana do Vietnã e em muitas outras ocasiões.

Simone de Beauvoir morreu em Paris, em 14 de abril de 1986. Entre seus muitos livros, vale ressaltar O Sangue dos Outros (1945), Uma Morte Muito Suave (1964) e A Cerimônia do Adeus (memórias da vida com Sartre, 1981).

quinta-feira, 1 de março de 2012

II Encontro de Mulheres de Terreiros do Centro-Oeste

II Encontro de Mulheres de Terreiros do Centro-Oeste

A garantia dos direitos das mulheres de terreiro será discutida no próximo dia 03 de março, durante o II Encontro de Mulheres de Terreiros do Centro-Oeste. O evento será realizado das 9 às 18h no SINPRO-DF localizado no Setor de Indústrias Gráficas de Brasília e contará debates acerca de questões como a participação feminina no controle social de políticas públicas, direitos sexuais e reprodutivos, saúde e sexualidade.
 
O I Encontro foi realizado na capital e na cidade de Planaltina no ano de 2010 durante os dias 07 e 08 do mês de março. Violência contra a mulher, preconceito contra terreiros, auto-estima e beleza da mulher de terreiro, além de Economia Solidária de Mulheres, foram alguns dos temas discutidos neste período, que contou com a participação da comunidade cigana, indígena, quilombola, autoridades da Câmara Legislativa e demais representantes da classe.
II Encontro de Mulheres de Terreiros do Centro-Oeste

Data
: 03 de março (sábado)
Horário
: Das 9 às 18h – Com pausa para almoço e encerramento com coquetel e roda de samba
Local
: Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 06, Lote 2260 – Brasília/DF

Fonte: Rede Candanga