domingo, 11 de março de 2012

Mulher: Josefina Serra dos Santos

JOSEFINA SERRA DOS SANTOS, nasceu no município de Cajapió , Povoado Manoel Bravo, no Estado do Maranhão . Aos oito anos de idade, foi trabalhar como empregada doméstica no Estado do Rio de Janeiro onde migrou com a família para o Distrito Federal.

Aos dezesseis anos foi classificada em primeiro lugar ao participar de um concurso promovido pela Fundação Educacional do Distrito Federal referente ao histórico do Banco do Brasil e do país.

Ainda exercendo a profissão de doméstica, Josefina começou a cursar Direito em uma universidade Particular do Distrito Federal. Mesmo com as dificuldades para manter-se nos estudos, formou-se e hoje exerce a profissão de Advogada.

Sua Militância inicia-se no Movimento Negro Unificado – MNU, na década de 80, onde desenvolveu projetos de capacitação e formação de jovens negras e negros no campo da estética.

Como advogada Dra. Jô, como é conhecida pela sociedade brasiliense, dedica-se a advogar pelos direitos humanos e inclusão social da população negra do Distrito Federal e Entorno.

Conselheira da OAB/DF e Secretária da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Direitos Sociais da OAB/DF, além de participar do RENAP – Rede Nacional de Advogados

Populares, uma articulação de caráter nacional que agrupa defensores dos direitos humanos e dos Movimentos Sociais, também participa do Setorial de Combate ao Racismo do PT/DF e advoga no Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST/DF e pelas Comunidades do Quilombo de Mesquita e Kalunga.

Em maio de 2011, assumiu o cargo de Coordenadora Para Assuntos da Igualdade Racial do Distrito Federal e no dia 02 de setembro com a Criação da SEPIR-DF, foi nomeada a primeira Secretária de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal.

Ascom/SEPIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário