domingo, 18 de novembro de 2012

Arthur Bispo: "Pobre, preto e esquizofrênico"

Arthur Bispo do Rosário 




"Este homem, apesar de ser um dos maiores artistas contemporâneos brasileiros, viveu cinquenta anos na Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro. Neste manicômio, eram internados os pacientes pobres, com distúrbios psiquiátricos, muitos dos quais considerados perigosos pela sociedade. Bispo, apesar de campeão de boxe, não era violento. Era pobre, preto e esquizofrênico. Ouvia vozes. Acreditava ser um enviado de Deus para salvar a humanidade.


E foi imbuído dessa missão que ele instintivamente, sem nenhuma orientação técnica, completamente alheio ao mundo externo ao hospício, criou uma obra monumental, de deixar artistas e estudiosos de queixo caído. Seu trabalho está em sintonia com todos conceitos de arte contemporânea e impressiona pela enorme qualidade, originalidade e múltiplas possibilidades de interpretação.



Após ter sido descoberto, e depois de várias exposições no Brasil, a obra de Bispo representou o pais em várias mostras internacionais. Hoje, felizmente, a Colônia Juliano Moreira não funciona mais como manicômio. Ela abriga o Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea.



Participam do programa o curador do Museu e da exposição na Caixa Econômica Federal Wilson Lázaro, o psiquiatra, fotógrafo e autor do documentário Prisioneiro da Passagem Hugo Denizart, Ricardo Aquino (diretor do Museu Bispo do Rosário) e o ator João Miguel (fez o monólogo O Bispo).



O programa, apresentado por Ancelmo Gois e Vera Barroso, vai ao ar, pela TV Brasil, todo domingo às 18h. Reprises nas sextas-feiras, às 20h30.


Arthur Bispo do Rosário (1/2) - De Lá Pra Cá

http://www.youtube.com/watch?v=0oUwX6uFoTk&feature=relmfu


Arthur Bispo do Rosário (2/2) - De Lá Pra Cá 

http://www.youtube.com/watch?v=a1gShldxygw&feature=relmfu


Para mais edições, acesse: http://tvbrasil.org.br/delapraca/



Nenhum comentário:

Postar um comentário