quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Abertas as inscrições para o Fórum de Atualização sobre Culturas Indígenas

Os professores interessados em participar do terceiro módulo do Fórum de Atualização sobre Culturas Indígenas podem se inscrever até o dia 9 de agosto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.eape.se.df.gov.br ou no dia 9, no local do evento. 

O encontro acontecerá nos dias 9 e 11 de agosto na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape). A iniciativa é da Ação Educativa do projeto Séculos Indígenas no Brasil e pretende preparar e estimular os educadores para o desafio de desenvolver, em sala de aula, uma abordagem crítica e criativa relativa à cultura e à história dos povos indígenas no Brasil. 

O primeiro módulo foi realizado em outubro de 2009 e contou com a participação de cerca de 200 professores do Governo do Distrito Federal (GDF). O segundo módulo, realizado em junho de 2010, reuniu mais de 300 professores. Nesses dois módulos foram oferecidas palestras sobre temas e pautas atuais acerca dos povos indígenas brasileiros e foram realizadas atividades de formação com foco no trabalho do professor em sala de aula. 

Professores que participaram dos módulos I e II podem se inscrever novamente, assim como novos interessados. Durante o evento, será apresentado o material didático que deverá ser distribuído aos professores e trabalhadas estratégias didáticas para a sala de aula. Os profissionais também serão preparados para guiar os alunos em visitas à exposição Séculos Indígenas no Brasil, que contarão com o acompanhamento dos mediadores culturais indígenas e atenderão a cerca de 15 mil estudantes da rede pública de ensino do GDF. 

Haverá duas turmas, uma no turno da manhã e outra no turno da tarde. Os participantes poderão fazer a opção do horário. Será oferecido certificado de participação para os professores da rede pública de ensino do DF através da Eape. 

Confira a programação: 

Dia 9 de agosto, no Auditório da Eape 
- Acolhimento – Alvaro Tukano, indígena do povo Tukano (AM) 
- Apresentação do Projeto de Ação Educativa da Exposição Séculos Indígenas no Brasil – Luciano Laner, coordenador da Ação Educativa Séculos Indígenas 
- Dinâmica de trabalho com o Material Didático Séculos Indígenas no Brasil visando a atividade em sala de aula; preparação para as visitas mediadas à exposição – Roger Kichalowsky, Karina Finger, Diana Kolker e Luciano Laner, equipe da Ação Educativa Séculos Indígenas no Brasil 
- Apresentação do serviço de agendamento de visitas mediadas - Ação Educativa Séculos Indígenas 

11 de agosto 
Memorial dos Povos Indígenas, no Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK, Brasília/DF 

- Visita mediada à Exposição Séculos Indígenas no Brasil e oficinas – equipe da Ação Educativa Séculos Indígenas no Brasil e mediadores culturais indígenas 

Serviço 
Auditório da Eape - SGAS 907 Conjunto A - Asa Sul, Brasília/DF 

Exposição Séculos Indígenas no Brasil 
Abertura: 9 de agosto, terça-feira, 19h 
Visitas educativas: de 15 de agosto a 10 de outubro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário