domingo, 28 de agosto de 2011

As Máscaras Africanas

As máscaras são as formas mais conhecidas da plástica africana

As diferenças estilísticas entre um povo e outro são tão grandes quanto as que podem existir entre o rococó e o cubismo. Para a mentalidade ocidental é difícil discernir tais individualidades e essa arte é vista como exótica.
Máscara facial Mblo - Baoulé: Costa do Marfim



A pintura é empregada na decoração das paredes dos palácios reais, celeiros, das choupas sagradas. Seus motivos, muito variados, vão desde formas essencialmente geométricas até a reprodução de cenas de caça e guerra. Serve também para o acabamento das máscaras e para os adornos corporais. A mais importante manifestação da arte africana é, porém, a escultura. A madeira é um dos materiais preferidos. Ao trabalhá-la, o escultor associa outras técnicas (cestaria, pintura, colagem de tecidos).


As máscaras são as formas mais conhecidas da plástica africana. Constituem síntese de elementos simbólicos mais variados se convertendo em expressões de vontade criadora do africano; foram os objetos que mais impressionaram os povos europeus desde as primeiras exposições em museus do Velho Mundo, através de milhares de peças saqueadas do patrimônio cultural da África, embora sem reconhecimento de seu significado simbólico.
Máscara nagô - Benin, Togo e Nigéria



A máscara transforma o corpo do bailarino que conserva sua individualidade e, servindo-se dele como se fosse um suporte vivo e animado, encarna a outro ser; gênio, animal mítico que é representando assim momentaneamente. Uma máscara é um ser que protege quem a carrega. Está destinada a captar a força vital que escapa de um ser humano ou de um animal, no momento de sua morte. A energia captada na máscara é controlada e posteriormente redistribuída em benefício da coletividade.


MÁSCARA PUNU, DO GABÃO
FOTOS: DIVULGAÇÃOMáscara facial esculpida em madeira sob a forma de uma cabeça feminina. O rosto oval tem a pele pintada de branco, contrastando com a cor escura dos traços fisionômicos e do cabelo. A cabeça está enquadrada em uma moldura que possui furos, usados para amarrar os prolongamentos em ráfia ou algodão. Esse tipo de máscara é produzido por diversos povos aparentados que habitam a região do rio Ogowe, no Gabão (Punu, M'Pongwe, Lumbo, Mukuyi, Tsanghi, Vili e Boa). Ela se caracteriza por representar sempre um rosto feminino com os olhos entreabertos, e apresentar escarificações em relevo, além do cabelo volumoso e elaborado de acordo com os costumes femininos locais. Estas características lhe dão uma expressão oriental que é incomum na arte africana.



Fonte:
http://racabrasil.uol.com.br/Edicoes/108/artigo43639-2.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário