quarta-feira, 4 de maio de 2011

Respeitável público...

Como um circo itinerante que leva alegria por onde passa, a edição 2011 do SESC Festclown chega a Brasília trazendo na bagagem muita risada e descontração. Este ano, o Festival Internacional de Palhaços começa dia 4 de maio e vai até dia 8, do mesmo mês.

A nona edição espera bater um recorde de público, a expectativa é que 25 mil pessoas passem pelos teatros e arenas do Festival. Além de trazer cultura, diversão e lazer para a população do DF, o Festclown desempenha um importante papel na formação dos artistas. “Como forma de democratização e de valorização de novos talentos, o SESC abre espaço para que grupos interessados, locais ou de outros países, participem”, explica Rogero Torquato, assistente de cultura do SESC-DF. O evento já trouxe convidados ilustres como o italiano Leris Colombaione, o argentino Pepe Ñunes, o francês Joseph Collard, entre outros.

O SESC Festclown é considerado um dos mais importantes festivais de palhaços e circo do país. Anualmente atrai milhares de expectadores interessados em reviver um pouco da arte do clown. Foi criado em 2003, com o objetivo de divulgar o trabalho de palhaços e grupos da cidade, além de promover um ambiente de intercâmbio de experiências e técnicas.

Esse ano, como novidade, o SESC apresentará muitas peças na área externa, em duas arenas que serão montadas. Além disso, grupos e companhias circenses nacionais e internacionais vão se reunir para levar ao público muita descontração e gargalhadas: entre eles artistas da França, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, Uruguai e Brasil, Rio de Janeiro, São Paulo. Um dos destaques desta edição é o Talharim, considerado um dos mais tradicionais e melhores palhaços do mundo, com seu jeito clássico e cheio de musicalidade.

Além das apresentações tradicionais, haverá o Clownbaré, show de variedades que reúne diversos palhaços para apresentarem, de forma interativa e inusitada, números circenses na lona de circo, montada na área externa da Funarte.

Dia 6 de maio, a francesa Caroline Simonds fará uma conferência na Sala Cássia Eller, da Funarte. A partir das 16h, Caroline falará sobre a experiência como palhaço, o Dr.Girafe, que representa há anos com o grupo Le Rire Médecin (A Medicina do Riso). Sua atuação é levar alegria aos pacientes de mais de 37 hospitais franceses. Caroline Simonds foi a precursora do método clown-doctor nos hospitais, uma inspiração para vários grupos.

Todos os espetáculos são gratuitos. Convites serão distribuídos duas horas antes.

Convide a sua família e aproveite essa grande festa! Confira a programação... e dê boas risadas!

Um comentário:

  1. As informações desse espaço são ótimas. Irei com meus filhotes ao festival dar "boas risadas".

    ResponderExcluir